Várias pessoas chamaram-me a atenção para o facto. Confesso que retive o que me diziam, mas que simultâneamente, de mim para mim, pensava que a questão merecia confirmação ulterior e, certamente, de uma explicação mais plausível do que aquela que a todos se apresentava como evidente.
Quando um destes dias, uma fonte conhecedora e fidedigna, me relatou com clareza e desapontamento manifesto, a verdade, ainda demorei algum tempo a digerir a informação e a crer no que me estavam a dizer. Ainda hoje. persisto - apesar de várias coisas indiciarem a verdade - em manter uma certa reserva mental sobre a questão.
Esclareça-se então do que estou a falar. 1) O facto de que me chamaram a atenção diversos concidadãos, após a tomada de posse da actual Junta de Freguesia, foia a das horas a fio passadas por um elemento estranho à Junta de Freguesia, no Gabinete do Executivo; 2) Em bora tal afirmação tivesse origens diversas, admiti que pudesse haver algum exagero, que não fosse bem assim... e que era capaz de existir uma boa explicação para o episódio, se se confirmasse; 3) Fiquei siderado, quando soube de fonte insuspeita que se confirmava que o eterno derrotado António Pereira é o "controleiro" dos socialistas de Sacavém e Prior-Velho, onde goza do proveito e da fama - no interior do próprio partido - de os trazer "à rédea curta".
Decerto que muitas pessoas compreendem - apesar das resistências que eu próprio tenho oferecido a admiti-lo - que se pergunte, afinal quem é o Presidente da Junta ?
Elementos circunstanciais em favor da tese segundo a qual o Presidente da Junta, é mesmo aquele que foi eleito: 1) O Presidente eleito - pessoa por quem tenho estima pessoal e com quem através da relação pessoal vou percebendo a natureza - é um homem orgulhoso, convicto e com objectivos, que só dificilmente permitirá que lhe ensombrem a vitória política pessoal que obteve em Dezembro passado; 2) O alegado presidente "encapotado", +para além de eterno derrotado em eleições - coisa que no PS não se perdoa facilmente - é conhecido pelo seu estilo político trauliteiro e tortuoso. O Presidente eleito, sabendo-o tão bem, certamente que não consentirá estar sujeito a tal vulnerabilidade.
Elmentos circunstanciais em favor da tese segundo a qual o Presidente da Junta, é outro e não aquele que foi eleito: 1) Para mim está suficientemente constatado que o referenciado António Pereira é o "controleiro" dos PS's da Junta; 2) Está abundantemente testemunhado que tem passado muitas horas, sem qualquer legitimidade, no interior da Junta de Freguesia; 3) O PS não participa numa única Assembleia de Freguesia sem a presença tutelar do seu "controleiro"; 4) São manisfestos os incontroláveis acessos de anti-comunismo primário e bolorento do "controleiro", bem como são amplamente conhecidos os seus odiozinhos de estimação; 5) O Presidente da Junta eleito, antes e depois das eleições, garantia a diversas pessoas de diferentes sensibilidades que se empenharia num acordo de gestão com a CDU, coisa que nem pouco mais ou menos se veio a verificar. Como não acredito que tenha andado por aí a mentir a torto e a direito, será legítimo pensar que não o deixaram fazer aquilo que queria; 6) A acção política do PS, desde que passou a comandar a Junta de Freguesia, resume-se a tentar escapulir-se às promessas eleitorais que fez, a afirmar vezes sem conta - o que já cansa - que chegou há pouco tempo (como se nunca cá tivesse estado durante todos estes anos!), a produzir e a promover boatos e intrigas, coisas que se compaginam perfeitamente com o estilo e os métodos do seu "controleiro".
Por isso, temos de perguntar quem é o Presidente da Junta e, mais do que isso, saber a quem vai Sacavém estar entregue e para onde vai caminhar.